Cultura, algo difícil de ser digerido?

 SEM CULTURA NADA CRESCE

Segundo levantamento do IBGE em parceria com o Ministério da Cultura, 87% dos brasileiros nunca foram ao cinema. Mas isso não é o pior. Segundo a mesma pesquisa, 92% dos brasileiros jamais visitaram um museu.

Mas qual a causa disto?

Não podemos negar, tudo hoje é pago, o capitalismo já ficou enraizado em tudo que nos rodeia. Uma família de classe baixa não terá capital suficiente para pagar uma entrada de cinema, muito menos assistir a uma peça de teatro, quando o mesmo é gratuito, o que é raro, muitas vezes não tem disponibilidade de tempo ou algum mísero trocado para custear o deslocamento até seu destino final.

O sujeito de classe média é obrigado a pagar a escola particular dos filhos, já que a escola pública infelizmente se mostra inviável. Por conta disto não tem como custear, também, a diversão deles. Limitando-se à pizzarias em alguns fins de semanas.

Não bastasse a população brasileira em geral, não tem hábito de frequentar ambientes culturais, como teatros, cinemas, bibliotecas, dentre outros. Isto não foi ensinado na escola!

Quando se convida um jovem para ir ao cinema, muitos dizem que não tem tempo, inventam qualquer tipo de desculpa, mas ao ser convidado para comer uma pizza, todos tem tempo. Pelo menos, é o que se observa no cotidiano brasileiro.

Outro exemplo são as notícias em sites de relacionamento sempre voltadas para futilidade, fofocas e sexo. A mídia tem seu papel fundamental na desinformação e na desinstrução da sociedade. Ela não quer uma sociedade mais culta, mais pensativa e crítica. Mantê-los na ignorância e manipulados é a sua função diária.

Se não possuímos uma sociedade onde se tenha pensadores, críticos, cultura, conhecimento e informação de verdade, o caos, a violência, a corrupção, a pobreza é só uma questão de tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More